segunda-feira, 2 de abril de 2012

COMO DESPERTAR O INTERESSE PELA LEITURA NOS ESTUDANTES...




Há uma importância crucial da Literatura no processo do entendimento geral, e no processo mais globalizado do entendimento. Ler é conhecer ou apreender outros universos.
Só que, mais do que nunca é preciso saber como tornar agradável ao aluno do Ensino Médio, a leitura de clássicos como Dom Casmurro ( Machado de Assis), por exemplo.

Ainda dando pitacos, tenho meus motivos, creio que os profissionais de ensino devessem começar por textos mais curtos e curiosos de Machado, como os contos, por exemplo.

Despertar a curiosidade, mesmo para os que não venham a desenvolver o hábito da leitura, é o segredo. Exercitar o entendimento, parafraseando ou parodiando tais pequenos textos também.

E aí, disparar MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, sem partindo para uma visão mais próxima de Woody Allen, com suas crônicas mais ácidas e intelectualizadas.

É difícil, principalmente quando você topa com profissionais de ensino que, sequer sabem que partindo pelo caminho mais '' fantasioso '' de um autor como Machado, talvez se consiga uma nesga que seja de atenção, e, daí para DOM CASMURRO, e outros autores.

Não adianta dizer LEIAM e jogar o livro na carteira. É importante que se esmiuce com o aluno, ainda que esporadicamente, alguns capítulos.

E isso requer empenho e paciência. Muito mais que formação univesitária. Formação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário