terça-feira, 5 de julho de 2011

Feira Literária de Paraty terá o Professor ANTONIO CANDIDO

A 9.ª Festa Literária Internacional de Paraty, de 6 a 10 de julho, dará mais ênfase à ficção - ao romance, em especial - que edições anteriores, na avaliação do curador do evento, Manuel da Costa Pinto. Na ponta do lápis, a quantidade de mesas com romancistas não é tão maior que a do ano passado (serão 10 do total de 18, ante 9 em 2010), mas outros aspectos podem ser ressaltados: a Flip 2011 terá menos brasileiros e maior variedade linguística entre os autores.
A programação foi anunciada ontem pela manhã com uma grata surpresa: o mais importante crítico literário do País, Antonio Candido(2) , aceitou convite para participar da mesa de abertura, com José Miguel Wisnik, sobre o homenageado desta edição, Oswald de Andrade (1890-1954). O estudioso abriu uma exceção para sua costumeira recusa em falar em público após conversar com a professora da Unicamp Antonieta Marilia Oswald de Andrade, filha do modernista. "Ele foi um dos únicos amigos a acompanhar meu pai até a morte", disse ela.
Também anunciados só ontem, outros dois convidados que prometem atrair atenção são o músico e artista escocês David Byrne (1) - que pretende falar acima de tudo sobre ciclismo urbano, tema de seu livro "Diários de Bicicleta" (Amarilys) - e o neourocientista brasileiro Miguel Nicolelis.
Sobre a ênfase no romance, Manuel da Costa Pinto destacou um "eixo principal", tendo como destaques o brasileiro João Ubaldo Ribeiro, o italiano Antonio Tabucchi (que participará de conversa com o cronista do jornal O Estado de S. Paulo Ignácio de Loyola Brandão) e o norte-americano James Ellroy. As novas gerações estarão representadas pela mesa com a argentina Pola Oloixarac e o angolano Valter Hugo Mãe, enquanto uma "confluência de gêneros" aparece no debate entre o húngaro Péter Esterházy e o francês Emmanuel Carrère. Além da mesa de Ubaldo, uma única mesa será formada apenas por romancistas brasileiros: Marcelo Ferroni, Edney Silvestre e Teixeira Coelho.
A filosofia e a ciência aparecem nas mesas do cineasta Claude Lanzmann e de Miguel Nicolelis e Luiz Felipe Pondé. A poesia estará presente em debate da premiada poeta escocesa Carol Ann Duffy com o tradutor Paulo Henriques Britto, e as histórias em quadrinhos, na mesa do cartunista maltês Joe Sacco. Sacco dará uma colher de chá com outra apresentação na Flipzona, voltada a adolescentes. Esse intercâmbio entre programações também é um diferencial deste ano. Além dele, Loyola e Edney Silvestre falarão tanto na Tenda dos Autores quanto na Flipzona.
A homenagem a Oswald de Andrade incluirá uma exposição com material inédito. Entre os destaques, um painel mostrando a relação do modernista com a dança - uma relação, por assim dizer, afetiva, já que Oswald teve como musas Carmem Brandão (a quem ele eternizou como Landa) e Isadora Duncan - com quem, segundo Antonieta Marilia, ele "ficou". Haverá ainda fotos da viagem que o escritor empreendeu com o francês Albert Camus a Iguape, em 1949. A programação completa está no site www.flip.org.br. 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 
(1) David Byrne, para quem não sabe, foi o vocalista e líder da banda Talking Heads, e, é um fã incondicional da Música Popular Brasileira, sendo um de seus defensores do outro lado do Oceano. Byrne já trabalhou com Caetano Veloso, Marisa Monte e foi anfitrião e divulgador de nomes como Virginia Rodrigues e Cesaria Évora. Byrne é um amante das coisas do Brasil.

(2) É realmente um presente poder ouvir e ver o Professor Antonio Candido, talvez um dos mais lúcidos críticos da Literatura Brasileira. Vale lembrar que, aos 92 anos, ele não quer mais falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário